A engenharia de segurança no trabalho tem a responsabilidade de cuidar da saúde e da integridade física do colaborador de uma organização, a fim de reduzir ou eliminar os riscos de acidentes no local de trabalho.

Nossas equipes de segurança do trabalho desenvolvem, administram e fiscalizam planos de prevenção de acidentes. É também de sua função prestar assessoria em empresas no que se refere à segurança e higiene no ambiente organizacional, por meio da fiscalização de instalações, materiais e processos de produção.

engenharia segurança

Nossos profissionais identificam necessidades de treinamentos, palestras, cursos ou workshops aos funcionários, dando sempre atenção para as normas do governo e da empresa. Saiba mais sobre os nossos serviços:

orçamento

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Conforme estabelecido no NR-9 e exigências do Ministério do Trabalho, este programa visa a preservação de saúde e integridade do trabalhador diante dos riscos existentes no ambiente de trabalho. A Unil conta com uma equipe de profissionais preparada para analisar as condições de riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos. Desta forma, medidas preventivas poderão ser adotadas para dar segurança aos trabalhadores da sua empresa.

EPI – Equipamento de Proteção Individual

O Equipamento de Proteção Individual é qualquer dispositivo ou produto, de uso individual, usado pelo colaborador. O objetivo é de protegê-lo contra riscos à sua saúde e segurança. Empresas são obrigadas a fornecer gratuitamente o EPI adequado ao tipo de risco em condições adequadas de conservação e funcionamento.

epi

AET – Análise Ergonômica do Trabalho

De acordo com a Norma Regulamentadora 17, a AET visa avaliar e estabelecer medidas que possibilitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, para que se proporcione mais conforto, segurança e produtividade.

Cursos e treinamentos

É importante que os colaboradores recebam treinamentos para que se possa conscientizá-los de que a segurança no trabalho é algo que deve fazer parte do seu dia a dia e não uma simples obrigação. A Unil dispõe de cursos e treinamentos com intuito de prevenir acidentes de trabalho e manter o bem estar no ambiente organizacional.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

O objetivo da CIPA é garantir a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, para que haja harmonia entre o trabalho e a saúde do colaborador. As empresas privadas, públicas, cooperativas e demais instituições devem constituir um CIPA. No caso das instituições com menos de 20 funcionários não é necessário constituir CIPA, mas a cada ano um dos seus funcionários deve fazer um curso de 20 horas por meio de uma empresa voltada à segurança do trabalho e medicina do trabalho.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos para serem preenchidos com informações relacionadas ao empregado, para que assim haja um histórico profissional. Como por exemplo, as atividades que exerce, exames médicos clínicos, agentes nocivos que ele está exposto, a intensidade e concentração destes agentes, como também informações administrativas referentes à organização. As empresas devem preencher este formulário sempre que os empregados exercerem suas atividades com exposição a agentes nocivos físicos, biológicos e químicos que possam causar danos à saúde ou integridade física. É importante ressaltar que os empregadores e organizações que admitam trabalhadores como empregados do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional também devem preencher as informações do PPP, como previsto na Norma Regulamentadora número 9 da Portaria número 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego.

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil

O PCMAT é um programa que designa procedimentos de ordem administrativa, organização e planejamento, que tem como objetivo a inserção de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nas circunstâncias, processos e no meio ambiente de trabalho durante o desenvolvimento da uma obra. O programa é regulamentado pela NR 18 por meio da Portaria número 3.214. E de acordo com a NR 18.3.1, obras que tiverem 20 trabalhadores ou mais devem implementar o PCMAT e exercer medidas preventivas para antecipar os riscos. No caso de construções com menos de 20 trabalhadores, torna-se necessário o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

O LTCAT é um documento introduzido pelo INSS e serve como comprovação dos trabalhadores em exposição aos agentes nocivos à sua saúde e integridade física, para fins de autorização de aposentadoria especial, conforme estabelecido no artigo 58 da lei número 8.213 de 1991.

PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

PGRS é um documento técnico que abrange procedimentos e práticas para que os resíduos sejam coletados, manuseados, armazenados e transportados adequadamente, com intuito de reduzir os riscos para os seres humanos e para o meio ambiente. De acordo com a Lei 12.305 de 2010, O PGRS é obrigatório para os geradores de resíduos sólidos.

PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos

PGR tem como objetivo identificar, avaliar e controlar riscos por meio da formulação e implantação de medidas e procedimentos técnicos e administrativos. Além disso, ele ajuda a manter as instalações operando dentro dos padrões de segurança aceitáveis ao longo de sua vida útil. As empresas que desenvolvam atividades que possam causar riscos maiores aos trabalhadores devem implementar o PGR.

PPR – Programa de Proteção Respiratória

O PPR consiste em medidas práticas e administrativas que devem ser implementadas pelas empresas em que é necessário o uso de equipamentos de proteção respiratória, de acordo com a instrução normativa do MTE número 1 de 1994. Ele tem a finalidade de proteger os trabalhadores contra doenças ocupacionais geradas a partir da inação de poeiras, fumaças, gases e vapores.

PCA – Programa de Conservação Auditiva

O PCA tem como objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais dos trabalhadores expostos no local de trabalho aos graus de força sonora muito elevados, conforme estabelecido na NR número 7 e Portaria número 19 de 1998.

PAE – Plano de Atendimento à Emergência

O PAE visa orientar e preparar os trabalhadores para emergências de qualquer natureza, por meio de uma rápida e eficiente evacuação de construções como edifícios, fábricas ou hospitais, além de fornecer condições necessárias para o pronto atendimento. O Corpo de Bombeiros determina a necessidade de um PAE a partir da análise da organização.

PPRPS – Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares

O PPRPS trata-se de um planejamento e medidas de seguranças que devem ser implementadas em prensas ou equipamentos similares com intuito de proteger à saúde e integridade física dos trabalhadores envolvidos neste tipo de equipamento.

Laudo de Insalubridade

Este é um documento que avalia se os empregados trabalham expostos a algum tipo de agente que possa causar danos à sua saúde, considerando os limites de tolerância estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa, dando-lhes direito ou não ao recebimento do adicional de insalubridade, que pode ser 10%, 20% ou 40% do salário mínimo.

Laudo de Adequação de Máquinas e Equipamentos

Este laudo técnico, de acordo com a norma regulamentadora número 12, auxilia na elaboração de projetos de segurança em equipamentos industriais e comerciais que apresentam um alto risco à saúde do trabalhador que os opera.

Ordem de Serviço

É um documento de segurança do trabalho que emite comunicações internas sobre as responsabilidades da empresa e dos colaboradores. Assim como apresentar os deveres do empregado em relação à segurança no trabalho consigo mesmo e também às pessoas presentes no mesmo ambiente.

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISA