Engenharia de Segurança

A engenharia de segurança no trabalho tem a responsabilidade de cuidar da saúde e da integridade física do colaborador. A fim de reduzir ou eliminar os riscos de acidentes no local de trabalho.

Nossas equipes de segurança de segurança do trabalho desenvolvem, administram e fiscalizam planos de prevenção de acidentes. É também de sua função prestar assessoria em empresas no que se refere à segurança e higiene no ambiente organizacional, por meio da fiscalização de instalações, materiais e processos de produção.

engenharia de segurança

Imagem: Engenharia de Segurança

Nossos profissionais de engenharia de segurnaça identificam necessidades de treinamentos, palestras, cursos ou workshops aos funcionários, dando sempre atenção para as normas do governo e da empresa. Saiba mais sobre os nossos serviços:

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Conforme estabelecido no NR-9 e exigências do Ministério do Trabalho, este programa visa a preservação de saúde e integridade do trabalhador diante dos riscos existentes no ambiente de trabalho. A Unil conta com uma equipe de profissionais preparada para analisar as condições de riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos. Desta forma, medidas preventivas poderão ser adotadas para dar segurança aos trabalhadores da sua empresa.

EPI – Equipamento de Proteção Individual

O Equipamento de Proteção Individual é qualquer dispositivo ou produto, de uso individual, usado pelo colaborador. O objetivo é de protegê-lo contra riscos à sua saúde e segurança. Empresas são obrigadas a fornecer gratuitamente o EPI adequado ao tipo de risco em condições adequadas de conservação e funcionamento.

epi- engenharia de segurança
epi – engenharia de segurança

AET – Análise Ergonômica do Trabalho

De acordo com a Norma Regulamentadora 17, a AET visa avaliar e estabelecer medidas que possibilitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, para que se proporcione mais conforto, segurança e produtividade.

Cursos e treinamentos

É importante que os colaboradores recebam treinamentos para que se possa conscientizá-los de que a segurança no trabalho é algo que deve fazer parte do seu dia a dia e não uma simples obrigação. A Unil dispõe de cursos e treinamentos com intuito de prevenir acidentes de trabalho e manter o bem estar no ambiente organizacional.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

O objetivo da CIPA é garantir a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, para que haja saúde do colaborador. As empresas privadas, públicas, cooperativas e demais instituições devem constituir um CIPA. No caso das instituições com menos de 20 funcionários não é necessário constituir CIPA, mas a cada ano um dos seus funcionários deve fazer um curso de 20 horas por meio de uma empresa voltada à segurança do trabalho e medicina do trabalho.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos para serem preenchidos com informações relacionadas ao empregado.

Como por exemplo, as atividades que exerce, exames médicos clínicos, agentes nocivos que ele está exposto, a intensidade e concentração destes agentes, como também informações administrativas referentes à organização.

As empresas devem preencher este formulário sempre que os empregados exercerem suas atividades com exposição a agentes nocivos físicos, biológicos e químicos que possam causar danos à saúde ou integridade física.

É importante ressaltar que os empregadores e organizações que admitam trabalhadores como empregados do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional também devem preencher as informações do PPP, como previsto na Norma Regulamentadora número 9 da Portaria número 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego.

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil

O PCMAT é um programa que designa procedimentos de ordem administrativa, organização e planejamento, que tem como objetivo a inserção de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nas circunstâncias, processos e no meio ambiente de trabalho durante o desenvolvimento da uma obra. O programa é regulamentado pela NR 18 por meio da Portaria número 3.214. E de acordo com a NR 18.3.1, obras que tiverem 20 trabalhadores ou mais devem implementar o PCMAT e exercer medidas preventivas para antecipar os riscos. No caso de construções com menos de 20 trabalhadores, torna-se necessário o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

O LTCAT é um documento introduzido pelo INSS e serve como comprovação dos trabalhadores em exposição aos agentes nocivos à sua saúde e integridade física, para fins de autorização de aposentadoria especial, conforme estabelecido no artigo 58 da lei número 8.213 de 1991.

PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

PGRS é um documento técnico que abrange procedimentos e práticas para que os resíduos sejam coletados, manuseados, armazenados e transportados adequadamente, com intuito de reduzir os riscos para os seres humanos e para o meio ambiente. De acordo com a Lei 12.305 de 2010, O PGRS é obrigatório para os geradores de resíduos sólidos.

PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos

PGR tem como objetivo identificar, avaliar e controlar riscos por meio da formulação e implantação de medidas e procedimentos técnicos e administrativos. Além disso, ele ajuda a manter as instalações operando dentro dos padrões de segurança aceitáveis ao longo de sua vida útil. As empresas que desenvolvam atividades que possam causar riscos maiores aos trabalhadores devem implementar o PGR.

PPR – Programa de Proteção Respiratória

O PPR consiste em medidas práticas e administrativas que devem ser implementadas pelas empresas em que é necessário o uso de equipamentos de proteção respiratória, de acordo com a instrução normativa do MTE número 1 de 1994. Ele tem a finalidade de proteger os trabalhadores contra doenças ocupacionais geradas a partir da inação de poeiras, fumaças, gases e vapores.

PCA – Programa de Conservação Auditiva

O PCA tem como objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais dos trabalhadores expostos no local de trabalho aos graus de força sonora muito elevados, conforme estabelecido na NR número 7 e Portaria número 19 de 1998.

PAE – Plano de Atendimento à Emergência

O PAE visa orientar e preparar os trabalhadores para emergências de qualquer natureza. Por meio de uma rápida e eficiente evacuação de construções como edifícios, fábricas ou hospitais. Além de fornecer condições necessárias para o pronto atendimento. O Corpo de Bombeiros determina a necessidade de um PAE a partir da análise da organização.

PPRPS – Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares

O PPRPS trata-se de um planejamento e medidas de seguranças. Devem ser implementadas em prensas/equipamentos similares com intuito de proteger à saúde dos trabalhadores envolvidos neste tipo de equipamento.

Laudo de Insalubridade

Um documento que avalia se os empregados trabalham expostos a algum tipo de agente que possa causar danos à saúde. Considerando os limites de tolerância estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa. Dando-lhes direito ou não ao recebimento do adicional de insalubridade, que pode ser 10%, 20% ou 40% do salário mínimo.

Laudo de Adequação de Máquinas e Equipamentos

Este laudo técnico, de acordo com a norma regulamentadora número 12. Auxilia na elaboração de projetos de segurança em equipamentos industriais e comerciais. Onde apresentam um alto risco à saúde do trabalhador que os opera.

Ordem de Serviço

É um documento de segurança do trabalho que emite comunicações internas sobre as responsabilidades da empresa e dos colaboradores.

Unil Medicina e Segurança do Trabalho – Engenharia de Segurança

Solicite seu orçamento sobre Engenharia de Segurança Acesse: Contatos

Siga-nos Instagram @unilbrasil

Leia também Medicina do Trabalho