O médico do trabalho avalia a capacidade de um candidato a trabalhar em determinada atividade, assim como avaliações periódicas de saúde

A Medicina do trabalho ou Medicina Ocupacional é responsável por promover e preservar a saúde dos trabalhadores, implementada por meio do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O PCMSO é uma exigência do artigo 38 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e possui respaldo pela convenção 161 da OIT – Organização Internacional do Trabalho.

Com isso, as empresas que possuem empregados devem obrigatoriamente elaborar e implementar o PCMSO, seguindo parâmetros exigidos pela NR 7.

Todas essas normas servem para garantir a saúde e segurança do trabalhador, mesmo em funções com maior risco de acidentes e doenças decorrentes das funções que exerce em seu trabalho.

Conheça melhor sobre as funções de um médico do trabalho:

Funções do médico do trabalho

Para atuar como médico do trabalho, é necessário se ter um Certificado de Residência Médica, ou algo equivalente, para comprovar que teve experiência na área e que possua reconhecimento pela CNRM – Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.

Para um médico do trabalho exercer suas funções, é importante que ele conheça as atividades a serem exercidas pelos funcionários, de forma a prever futuros problemas, afinal ele possui responsabilidade de alertar quanto à possíveis casos de adoecimento físico ou mental.

Com isso, a principal função de um médico do trabalho é integrar as exigências de profissionais nas empresas com a saúde de seus colaboradores, entendo os limites dos funcionários, tanto físicos quanto mentais.

O médico do trabalho pode realizar exames básicos e regulares de acordo com a saúde do trabalhador, exames admissionais e demissionais – que estão presentes na contratação e no desligamento de um funcionário da empresa – e exames periódicos para avaliar o estado de saúde dos funcionários, permitindo avaliar se estão expostos a algum tipo de risco (físico, químico ou biológico) em suas funções.

O médico do trabalho pode atuar em diferentes áreas, como:

  • Perícia Médica do INSS;
  • Assessorias a sindicatos e organizações de trabalho;
  • Em empresas como profissionais da Medicina do Trabalho;
  • Na rede pública e em serviços de saúde;
  • No corpo docente de universidades;
  • Como perito judicial;
  • Entre outros

Empresa especializada em Medicina do Trabalho

A Unil é especializada em Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho, contando com um Médico do Trabalho responsável técnico pelo PCMSO, assim como Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho para atuar na prevenção de acidentes.

Atuando neste ramo desde 1999, a Unil foi criada com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da orientação, educação e atendimento sistemático de programas de formação profissional. Com isso, também realiza Congressos, Encontros e Intercâmbios Nacionais e Internacionais neste segmento.

Caso tenha interesse em conhecer melhor nossos serviços, entre em contato.

Precisa de ajuda?