Será que é preciso ter um ambulatório médico nas empresas? Confira se isso é uma obrigatoriedade legal.

Cuidar da saúde física e psicológica dos funcionários é um dever de toda empresa, responsabilidade da área de medicina ocupacional.

De acordo com o artigo 38 da CLT e dos parâmetros presentes na NR-7, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma exigência em qualquer organização.

Também é uma exigência que toda empresa com mais de 50 funcionários (ou que exponham o colaborador a algum risco, independente do número de funcionários) tenha o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, de acordo com a NR-4.

Porém, quanto à exigência de ter um ambulatório médico nas empresas, isso irá depender do contexto de cada organização, visto que não há uma legislação federal que obrigue as empresas a terem isso (exceto para o setor de construção civil superior a 50 trabalhadores, como menciona a NR-18).

Mas vamos entender melhor sobre esse assunto:

médico avaliando o pulso de um paciente - ambulatório médico
Fonte: Imagem de jcomp no Freepik

Ambulatório médico ou não?

Os ambulatórios médicos são ambientes que oferecem cuidados paliativos, primeiros socorros, análise de exames, orientações de tratamentos ou outros procedimentos de Atenção Primária à Saúde (APS).

Ele tem o objetivo de fornecer um serviço aos funcionários com o conforto de uma estrutura dentro da empresa, facilitando o atendimento em casos de acidentes ou doenças ocupacionais.

Algumas vantagens ao se ter essa estrutura dentro da empresa:

  • Atendimento mais rápido e acessível aos funcionários;
  • Reduz custos de sinistralidade (devido ao aumento das mensalidades nos planos de saúde);
  • Evita ausências e afastamentos;
  • Reduz as despesas com horas improdutivas resultantes de acidentes e doenças;
  • Socorro rápido em casos de emergência;
  • Melhoria no relacionamento da empresa com o trabalhador;
  • Entre outras.

Porém, ter um ambulatório médico dentro da empresa pode representar mais burocracias e preocupações com a equipe de trabalho, realização de campanhas, contratação de especialistas, análise de resultados e entre outras necessidades.

O que deve conter em um ambulatório médico?

Os ambulatórios podem contar com uma gama de profissionais, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do trabalho.

Na sua gestão, são necessárias algumas áreas, como recursos humanos (médicos, enfermeiros e técnicos), recursos físicos (materiais, equipamentos, mobiliário), processos (protocolos e procedimentos), indicadores e seus relatórios (operacionais e gerenciais) e documentação (para atender as legislações).

Com isso, se constrói uma estrutura organizada para gerir esse ambiente.

Para a prestação de primeiros socorros, alguns materiais devem estar disponíveis, como:

  • Termômetro;
  • Bolsa térmica;
  • Máscara de proteção facial;
  • Esparadrapo;
  • Ataduras;
  • Antisséptico;
  • Algodão;
  • Luva cirúrgica;
  • Entre outros itens.

Importante evidenciar que se não houver um médico responsável, não se pode fazer a medicação dos pacientes, devido aos efeitos colaterais que podem ser causados, já que somente o médico pode prescrever medicação.

Os enfermeiros podem prescrever medicação somente em rotina aprovada de acordo com a Lei 7498/86.

O médico do trabalho

O Médico do Trabalho é uma obrigatoriedade do PCMSO, com a função de integrar as exigências profissionais nas empresas com as atividades exercidas pelos funcionários.

É um profissional que pode realizar exames básicos e regulares de acordo com a saúde do trabalhador, exames admissionais, demissionais e periódicos, assim como participar da análise de risco.

Na Unil, contamos como um Médico do Trabalho responsável pelo PCMSO, seguindo os parâmetros da NR-7.

Unil rede credenciada

Trabalhamos com uma ampla rede de credenciados em todo o Brasil, especialmente atuando com Medicina do Trabalho.

Realizamos atendimentos em todo o Brasil por meio de prestadores de serviços em clínicas e laboratórios com médicos e médicos do trabalho, engenheiros e técnicos de segurança, técnicos em meio ambiente, profissionais de educação física, ergonomistas, fisioterapeutas e psicólogos.

Entre em contato conosco!

[email protected]

Todo o Brasil: (041) 3434-3040 ou nos chame no whatsapp.

Precisa de ajuda?