Houve um aumento de incidência de doenças como a L.E.R. (lesões por esforços repetitivos), D.O.R.T (distúrbios ósteo-musculares relacionados ao trabalho), dores na coluna, tenossinovite e problemas oriundos dos gestos mecanizados como stress muscular, acidentes de trabalho, tensões e depressões. Desta forma, é necessária a implantação de atividades que venham prevenir e orientar a respeito destes problemas, a fim de melhorar a atuação profissional.
Ginástica Laboral, a implantação do programa nas empresas tem como meta a promoção da saúde individual e coletiva, visando a melhoria na qualidade de vida, não apenas no trabalho, mas, também, em suas relações bio/psico/sociais, atendendo desta forma a necessidade da prevenção e correção das ações que geram o aparecimento destas doenças ocupacionais.
OBJETIVO
Oportunizar aos funcionários a sistematização de exercícios físicos denominados Ginástica Laboral ou Compensatória, procurando atender as expectativas motivacionais e de rendimento profissional, bem como, proporcionar à prática para uma melhoria da qualidade de vida e saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores;
- Aumentar o rendimento e a disposição profissional;
- Motivar o funcionário dentro do seu local de trabalho;
- Atender a portaria 4062 de 06/08/87 – em que se identifica a L.E.R. (tenossinovite) como doença do trabalho;
- Proteção da saúde dos trabalhadores;
- Cumprir a prerrogativa da Resolução CONFEF nº 073/2004, atividade exclusiva do Profissional de Educação Física;
- Antecipar-se ao Projeto de Lei 317/07, que obriga empregadores a implantarem programas de ginástica laboral para os funcionários que executem movimentos repetitivos em suas atividades. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5452/43) (Fase Conclusiva).
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA
- Redução nos custos de assistência médica;
- Diminuição do absenteísmo;
- Aumento da produtividade;
- Melhora da saúde individual;
- Trabalhadores saudáveis;
- Estímulo a relação entre as pessoas;
- Prevenção de acidentes;
- Baixa rotatividade de empregados.