Conheça mais sobre o que é a AET, quem deve elaborá-la e qual sua importância para os ambientes de trabalho.

AET em Segurança – Análise Ergonômica do Trabalho é um documento para avaliar qualitativa e quantitativamente os riscos ergonômicos relacionados ao ambiente de trabalho.

Isso inclui o trabalho com máquinas, equipamentos, ferramentas manuais, levantamento, transporte e descarga de materiais e entre outras funções do ambiente de trabalho relacionadas ao conforto, segurança e saúde do trabalhador.

Por exemplo, para aquelas atividades que exigem sobrecarga muscular, devem ser adotadas medidas organizacionais, de engenharia ou administrativas a fim de eliminar ou reduzir as sobrecargas.

Prevista na Norma Regulamentadora 17 (NR 17), a avaliação ergonômica é uma das etapas do processo de identificação de perigos e avaliação de riscos conforme a NR 01.

Confira as características da AET:

mulher no trabalho com dor na lombar - AET - análise ergonômica do trabalho
AET em Segurança do Trabalho

Características da AET

Quem deve elaborar a AET?

A AET deve ser realizada pelo empregador, avaliando-se as normas de produção, o modo operatório, a exigência de tempo, o ritmo de trabalho, o conteúdo das tarefas e os instrumentos técnicos disponíveis, assim como os aspectos cognitivos que podem comprometer a saúde e segurança do funcionário.

A elaboração deve ser feita por integrantes do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), médico responsável pelo PCMSO e pelos responsáveis pela elaboração do PGR.

Ela se aplica para organizações, órgãos públicos e todos os empregados que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Para Micro e Pequenas Empresas de grau de risco 1 e 2, assim como para Microempreendedor Individual, a elaboração da AET não é obrigatória, a não ser que sejam:

  • observadas e identificadas situações de risco;
  • sugeridas pelo acompanhamento de saúde dos trabalhadores, conforme PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional;
  • ou indicadas causas relacionadas às condições de trabalho, presentes no Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR.

Ela deve ser assinada por profissionais que possuem especialização na área de ergonomia, como fisioterapeutas, médicos do trabalho e engenheiros de segurança, por exemplo.

Qual a importância da AET em Segurança do Trabalho?

A AET tem o objetivo de garantir melhores condições de trabalho, minimizando ao máximo possível estresses psicológicos e físicos relacionados às atividades do trabalhador.

Com a avaliação ergonômica, são identificadas situações em que os trabalhadores ficam expostos a atividades repetitivas e contínuas, como:

  • movimentos frequentes dos membros superiores ou inferiores;
  • exposição a vibrações;
  • movimentos bruscos de impacto nos membros superiores;
  • posturas extremas ou nocivas ao tronco, pescoço, cabeça, membros superiores ou inferiores;
  • entre outras.

Com a identificação dessas situações, devem ser estabelecidas medidas de prevenção, como:

  • pausas para propiciar recuperação psicofisiológica;
  • alternância de atividades com outras tarefas;
  • alteração da forma de execução ou organização da tarefa;
  • entre outras medidas.

Para que tudo isso seja feito, é necessária uma boa comunicação dos trabalhadores com seus superiores e a organização deve garantir que os empregados sejam ouvidos durante todo o processo de elaboração da AET.

A AET deve compor o PGR?

O PGR é o Programa de Gerenciamento de Riscos, que é composto por dois documentos: o inventário de riscos ocupacionais, para identificar os perigos e riscos a que os trabalhadores estão sujeitos; e o plano de ação, para estabelecer medidas de prevenção.

A AET deve integrar o inventário de riscos ocupacionais e devem ser estabelecidas no plano de ação as medidas a serem tomadas com base na avaliação ergonômica.

Sua empresa se preocupa com esse assunto?

Na Unil, contamos com um programa de Ginástica Laboral, que é a sistematização de exercícios físicos, a fim de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, aumentar o rendimento e a motivação e ainda ajudar aqueles funcionários que executam movimentos repetitivos em suas atividades.

Clique aqui para conhecer mais

Unil Soluções Integradas de Medicina e Segurança do Trabalho

A Unil é especializada em fornecer soluções para medicina e segurança do trabalho há mais de 20 anos.

Trabalhamos com cursos e treinamentos para qualificação de profissionais, possuímos um médico responsável pelo PCMSO e também realizamos todos os programas obrigatórios,como PGR, PCMSO, LTCAT, AET e entre outros.

Entre em contato conosco via whatsapp ou e-mail e faça um orçamento!

Precisa de ajuda?