A OHSAS 18001 determina os requisitos destinados à implantação, avaliação e certificação do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho nas empresas. A sigla OHSAS significa Occupational Health ans Safety Assessments Series e teve sua origem em 1998 na Inglaterra, a partir da criação da primeira norma para certificação dos Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança.
A OHSAS 18001 é uma ferramenta eficiente que pode ser utilizada por organizações de qualquer porte ou ramo de atividade. Serve para o controle e otimização de sistemas de gestão de segurança e medicina do trabalho.
Cada vez mais é visível que as empresas estão preocupadas com a saúde, higiene e segurança no trabalho. O sistema de gestão de saúde e segurança tem como objetivo ajudar a controlar e prevenir os riscos ambientais. Desta forma o sistema protege a saúde e integridade dos colaboradores, como também proporciona um ambiente de trabalho muito mais seguro e saudável.
Entre os principais benefícios estão a identificação de riscos no ambiente de trabalho, redução significativa de acidentes de trabalho, maior produtividade e motivação dos colaboradores, redução no índice de doenças ocupacionais, valorização da imagem da empresa e ganhos competitivos no mercado.
Siga-nos no Instagram @unilbrasil