PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
é uma importante ferramenta dentro do contexto da Segurança do Trabalho. Ele substituiu o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), a partir das alterações introduzidas pela Norma Regulamentadora 01 (NR 01) do Ministério do Trabalho e Previdência.
O objetivo principal do PGR é identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho. Esses riscos podem ser físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos, entre outros. O programa deve ser adaptado à realidade de cada empresa, considerando suas atividades, processos e a exposição dos trabalhadores aos riscos.
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – conforme NR-7 e exigências do Ministério do Trabalho. Estabelece o controle de saúde física e mental do trabalhador, em função de suas atividades e obriga a realização de exames médicos admissionais, demissionais, de mudança de função e de retorno ao trabalho, estabelecendo ainda a obrigatoriedade de um exame médico periódico.
LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho
Tem por objetivo definir as condições do Ambiente de Trabalho quanto aos Riscos existentes e a exposição dos trabalhadores. Também determinar se o ambiente é ou não insalubre para a saúde dos trabalhadores que se encontram neste ambiente.
AET – Análise Ergonômica do Trabalho
Avalia e adapta as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho dos funcionários às suas características fisiológicas, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e produtividade.
PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Abrange procedimentos e técnicas que garantem que os resíduos sejam adequadamente coletados, manuseados, armazenados, transportados e dispostos com o mínimo de riscos para os seres humanos e para o meio ambiente.
PPR – Programa de Proteção Respiratória
O PPR é um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por toda empresa. Onde for necessário o uso de respirador, obrigatório desde 15/08/1994. O propósito do PPR é proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
A conservação auditiva implica na prevenção da audição do indivíduo, sendo ele portador ou não da perda auditiva. Este programa tem como objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotina nas empresas.
PAE – Plano de Atendimento à Emergência
De acordo com NPT 016 – Plano de emergência contra incêndio, Corpo de Bombeiros do estado do Paraná.
Com o objetivo de prestar assistência em casos de incêndios. O Plano de Atendimento à Emergência, são diretrizes sobre os procedimentos necessários e aplicados em situação de risco.
1.1. Estabelecer os requisitos para a elaboração, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio. Visando proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio, bem como viabilizar a continuidade dos negócios.
1.2. Fornecer informações operacionais das edificações ou áreas de risco ao Corpo de Bombeiros para otimizar o atendimento de ocorrências.
1.3. Padronizar e alocar as plantas de risco de incêndio nas edificações para facilitar o atendimento operacional prestado pelo Corpo de Bombeiros.
PPRPS – Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares
O Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares é um planejamento estratégico e sequencial das medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares.
Laudo de Insalubridade
O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa.
Laudo de Adequação de Máquinas e Equipamentos
O laudo técnico NR12 é de suma importância na elaboração de projetos de segurança para máquinas industriais e comerciais que apresentam um grau de risco elevado para o trabalhador que opera no mesmo.
Ordem de Serviço
A ordem de serviço é um documento que tem a função de emitir comunicações internas em uma empresa a respeito de um trabalho que precisa ser efetuado.