Saiba mais sobre a ISO 9001 e sua relação com segurança do trabalho nas diversas organizações do mundo.

Quando se fala em segurança do trabalho, existem várias normas e legislações que norteiam as ações das organizações, a fim de garantir a saúde e segurança dos funcionários.

E uma parte extremamente importante deste processo é a realização de ações preventivas e corretivas, por meio de uma avaliação de risco.

Com base nessa avaliação de risco, é possível planejar e prever possíveis acontecimentos indesejados.

A ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização) tem o objetivo de padronizar e orientar as organizações sobre como conduzir suas atividades sem comprometer a qualidade do produto.

Existem algumas principais certificações de qualidade ISO, como a ISO 9000, ISO 9001,ISO 14000, ISO 17025 e ISO 50001. Porém, hoje vamos falar da ISO 9001 e sua relação com a segurança do trabalho:

Certificação ISO 9001 - conheça a ISO 9001 em segurança do trabalho
Fonte: Imagem de Freepik

A ISO 9001 em segurança do trabalho

Contexto histórico da ISO 9000

A ISO 9000 é um grupo de normas técnicas para gestão da qualidade em todos os tipos de organizações, públicas ou privadas, em diferentes dimensões.

Ela foi criada em 1926 como ISA (International Federation of the National Standardizing Associations), porém suas atividades foram encerradas em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

Então, em 1946, representantes de 25 países se reuniram e decidiram criar uma nova organização, com uma coordenação internacional.

Hoje, ela é uma entidade não governamental e tem sua sede em Genebra, na Suíça, estando presente em pelo menos 170 países.

No Brasil, ela é representada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Dentro da família da ISO 9000, tem-se:

  • ISO 9000: Normas de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade – Diretrizes para seleção de uso;
  • ISO 9001: Normas de Sistema da Qualidade – Modelo para Garantia da Qualidade mais voltado para a criação de novos produtos;
  • ISO 9002: Normas de Sistema da Qualidade – Modelo para Garantia da Qualidade mais voltado para produtos já existentes;
  • ISO 9003: Normas de Sistema da Qualidade – Modelo para Garantia da Qualidade abrangendo a inspeção final do produto;
  • ISO 9004: Normas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para melhoria do desempenho.

A ISO 9001:2015

Sempre foi uma pauta nas ISO 9001 a mitigação de riscos, porém, na atualização divulgada em 2015, foi mais abordada essa questão.

É enfatizado que o processo de gestão deve ser direcionado para o gerenciamento de riscos, de forma que a liderança deve assumir a responsabilidade da eficácia na gestão de riscos.

Dentre os benefícios identificados na ISO 9001:2015:

  • Maior clareza;
  • Mais envolvimento da liderança no sistema de gestão;
  • Pensamento mais focado no gerenciamento de riscos;
  • Linguagem mais acessível;

Por exemplo, um dos itens muito importantes a se avaliar é o layout, que deve ser enxuto e organizado, com a menor movimentação possível dos operadores.

Um layout com muito esforço físico dos operadores, com abre e fecha de equipamentos, subindo e descendo de escadas, indo o tempo todo de uma área para outra, não é otimizado e além de causar desgaste físico, causa desgastes psicológicos.

Outro item muito importante é a questão das falhas dos equipamentos. Muitos acidentes poderiam ser facilmente evitados se os equipamentos fossem melhor projetados ou com dispositivos à prova de falhas.

O uso de sensores, por exemplo, pode ser um ótimo aliado para prevenir o prensamento de membros dos funcionários nos equipamentos.

O ciclo PDCA

Como essa norma tem o pensamento baseado em risco, o ciclo PDCA – Plan-Do-Check-Act (Planejar, Executar, Checar e Agir) é uma abordagem incorporada na norma.

O ciclo permite que a empresa consiga planejar melhor seus processos e recursos e gerenciá-los pensando nas oportunidades de melhoria e tomada de ações.

Com base nisso, a empresa consegue identificar qualquer falha ou desvio no seu processo e medidas preventivas para minimizá-los.

  • Plan – Planejar: Estabelecer os objetivos do sistema, seus componentes e recursos necessários de acordo com os requisitos do cliente e políticas da empresa;
  • Do – Executar: Implementar aquilo que foi planejado;
  • Check – Verificar: Monitorar e medir se aquilo que foi aplicado está gerando resultados;
  • Act – Agir: Tomar ações para melhorar o desempenho.

Com o pensamento focado no gerenciamento de riscos, a empresa consegue encontrar oportunidades e benefícios, como:

  1. Reduzir desperdícios;
  2. Melhorar a produtividade;
  3. Desenvolver novos produtos e serviços;
  4. Atrair novos clientes;
  5. Garantir maior satisfação dos funcionários.

Qualidade e segurança do trabalho devem andar juntas

As ISO 9001 é uma certificação de qualidade voltada para a qualidade do produto final, compreendendo todos os processos da empresa.

Porém, é extremamente importante que a empresa se comprometa a unir qualidade com segurança dos seus colaboradores, o que gerará benefícios para ambas as partes.

Na Unil, realizamos o processo de certificação e também auditorias para um diagnóstico completo e identificação do período da certificação.

Oferecemos soluções integradas para medicina e segurança do trabalho, clínica exame admissional e certificações nas normas de qualidade.

Entre em contato conosco!

[email protected]

Todo o Brasil: (041) 3434-3040 ou nos chame no whatsapp.

Precisa de ajuda?